Se você já teve um emprego formal com carteira assinada, saiba que você possui um PIS.
O Programa de Integração Social foi criado a partir de uma lei no ano de 1970. Nesse mesmo ano, outro programa foi criado, o Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público (Pasep).
O segundo programa é destinado aos empregados públicos, mas o funcionamento é bastante semelhante ao PIS.
Na verdade, muitas pessoas acreditam que o PIS-Pasep sejam a mesma coisa, porém não é. O PIS é um programa destinado aos trabalhadores de empresas privadas, enquanto o Pasep é destinado aos servidores públicos. Mas você sabe como sacar PIS?
Essa dúvida é bastante comum, tendo em vista que muitos beneficiários não sabem como sacar PIS.
De início, podemos adiantar que o procedimento é bastante simples e em poucos passos, você consegue transferir o dinheiro para a sua conta-corrente e usá-lo da forma que desejar.
Pensando em ajudar a todas as pessoas que não sabem como sacar PIS, nossa equipe decidiu criar o texto abaixo, onde iremos abordar os principais pontos desse benefício, tirar algumas dúvidas e informar os leitores sobre o procedimento para realização do saque.
Portanto, para ficar por dentro de todas essas informações, continue lendo o texto abaixo e saiba mais.
O que é o benefício PIS?
O Programa de Integração Social (PIS), como dito anteriormente, trata-se de um benefício oferecido aos funcionários da iniciativa privada. É um programa onde estas empresas depositam mensalmente uma contribuição para este fundo, com o objetivo de beneficiar os seus colaboradores.
O dinheiro desse fundo é direcionado ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), responsável pelo pagamento de alguns benefícios, como o abono salarial, seguro-desemprego e outros.
Cada colaborador passa por um cadastro que acontece uma única vez. Esse cadastro é realizado no primeiro emprego formal, com carteira assinada, não sendo necessária uma segunda inscrição.
Logo, ainda que você mude de emprego diversas vezes, o seu número de inscrição não muda. Anualmente, o PIS oferece aos colaboradores um abono salarial.
Esse abono funciona de forma semelhante ao 14º salário. No entanto, é necessário atenção: não são todas as pessoas que podem receber este benefício.
Quem tem direito a receber o PIS?
Você pode obter o abono do PIS se trabalhou formalmente e com a carteira assinada ao longo de pelo menos 30 dias no ano anterior, assim como recebeu uma média de até 2 salários mínimos mensais e está com sua inscrição regular no PIS há pelo menos 5 anos. Caso você cumpra com todos os requisitos mencionados, poderá fazer o saque do seu PIS e usar os valores da forma que desejar.
No entanto, para isso é importante que as empresas informem ao governo todos os dados.
O pagamento máximo para abonos salariais é de 1 salário mínimo. Os cálculos são baseados em quanto tempo você trabalha naquela empresa. Portanto, é necessário ficar atento a esses detalhes e manter o cadastro do trabalhador atualizado para evitar qualquer tipo de problema em relação ao pagamento do benefício.
Exemplo: Se você trabalhou 12 meses, o valor do benefício seria igual a 1 salário mínimo. Agora, se você trabalhasse apenas um mês, o cálculo seria proporcional.
Esse pagamento também será feito em 2022, porém, é uma bolsa para quem trabalha em 2020. Quem trabalha em 2021 só receberá o pagamento em 2023.
Calendário de pagamento do PIS
Os pagamentos do PIS são realizados em conformidade com o mês de nascimento do beneficiário. Nesse caso, basta verificar abaixo o calendário de pagamento de acordo com o mês de nascimento:
Como sacar PIS?
Para saber como sacar PIS, saiba que é necessário realizar uma solicitação diretamente por meio do Ministério do Trabalho. Nesse caso, você deve entrar em contato com o órgão para obter o benefício. Para isso, você pode utilizar os canais de atendimento abaixo:
Central de atendimento Alô Trabalhador: número 158;
e-mail: [email protected]. Na sigla “UF”, você deve substituir pela sigla do seu estado, como PB (Paraíba).
Após solicitar a liberação, o valor é depositado na conta da Caixa Econômica Federal para saque.