Você sabe como funciona o Cadastro Único ?
O Cadastro Único é o programa do governo federal que reúne todas as informações de famílias brasileiras que possuem renda de até meio salário mínimo.
Com o programa, é possível ter acesso a diversos benefícios sociais, como o Bolsa Família, auxílio-doença e abono salarial.
VEJA COMO SOLICITAR
O CADASTRO UNICO
VEJA AQUI
* Você vai permancer no site!
O que é o Cadastro Único?
O Cadastro Único é o programa do Governo Federal que reúne informações de diversos programas sociais.
Com o Cadastro Único, o Governo pode ter um cadastro atualizado das famílias brasileiras e assim, realizar o pagamento dos benefícios sociais de maneira mais eficiente.
Para se cadastrar no Cadastro Único, a família deve comparecer a uma das Unidades de Atendimento da Secretaria de Assistência Social do seu município e apresentar os documentos necessários.
Os diferentes tipos de benefícios do Cadastro Único
O Cadastro Único é um programa do governo que tem como objetivo identificar as famílias de baixa renda e fornecer a elas os benefícios sociais a que têm direito. O programa é gerenciado pelo Ministério da Cidadania.
Para se cadastrar no Cadastro Único, basta comparecer a uma das Agências de Assistência Social mais próximas de sua residência e informar os seus dados pessoais. O cadastramento é gratuito e pode ser feito por qualquer pessoa maior de 18 anos ou responsável pelo menor.
Uma vez cadastrado, o cidadão passa a ter acesso a diversos benefícios, entre eles:
- Bolsa Família;
- Tarifa Social de Energia Elétrica;
- Isenção de Taxas em Concursos Públicos;
- Auxílio para compra de Livros didáticos;
- Auxílio Transporte Escolar;
- Programas habitacionais do Governo Federal;
Quais os critérios para se cadastrar no Cadastro Único?
O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um banco de dados que reúne informações sobre famílias de baixa renda e vulneráveis para o recebimento de benefícios sociais.
Para se cadastrar no Cadastro Único, é necessário atender aos seguintes critérios:
- Ser brasileiro ou estar em situação regular no país;
- Ter renda familiar mensal de até meio salário mínimo per capita;
- Não ter participado como beneficiário de programas sociais do Governo Federal nos últimos 5 anos;
- Não ter imóvel próprio;
- Não possuir veículo automotor.
Como funciona o Cadastro Único?
O Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal é um banco de dados que reúne informações sobre famílias de baixa renda e permite o acesso a vários benefícios, como o Bolsa Família.
Para se cadastrar, basta comparecer a uma Unidade de Cadastro Único mais próxima de sua residência e levar os documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de endereço).
Também é necessário informar os dados de todos os membros da família que moram juntos.
Após o cadastro, você receberá um Número de Identificação Social (NIS), que será usado para identificar sua família nos programas sociais. Com o NIS em mãos, basta comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal para solicitar o Cartão do Cadastro Único.
Onde posso me cadastrar no Cadastro Único?
O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é o instrumento pelo qual o Governo Federal identifica as famílias de baixa renda para fins de concessão de benefícios e programas sociais.
Para se cadastrar no CadÚnico, a pessoa deve procurar uma das unidades da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (SNRC) – órgão vinculado ao Ministério da Cidadania