Guia prático para consultar PIS/PASEP - Cartão de Crédito Guia

Guia prático para consultar PIS/PASEP

Voce sabe consultar PIS/PASEP ?

Anúncios

Se você é um trabalhador que contribuiu com o Programa de Integração Social (PIS) ou com o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) ao longo dos anos, pode solicitar o saque desses recursos para usufruir dos benefícios disponíveis.

Neste artigo, vamos mostrar como consultar e solicitar seu saque diretamente do governo federal.

O que é o PIS/PASEP?

O PIS/PASEP é um programa do governo federal que beneficia os trabalhadores da iniciativa privada e os servidores públicos. Com o PIS/PASEP, o trabalhador tem direito a uma parcela do seu salário, chamada abono salarial, que é depositada em sua conta bancária.

Para ter direito ao PIS/PASEP, o trabalhador deve cumprir alguns requisitos:


VEJA COMO RECEBER
PIS/PASEP VEJA AQUI * Você será encaminhado para outro site!

A. Documentos de Identificação

Para sacar o PIS/PASEP é necessário apresentar alguns documentos de identificação para comprovar que você é o titular do benefício.

Os documentos aceitos para o saque são RG, CPF, Cartão de Identidade Profissional (CIP), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

B. Inscrição no Programa de Integração Social (PIS)

Outro requisito para sacar o PIS/PASEP é estar inscrito no Programa de Integração Social (PIS).

Para se inscrever no programa, os trabalhadores precisam ter sido contratados por empresas que tenham vínculo empregatício com o Ministério do Trabalho e Previdência Social, ou seja, que estejam cadastradas no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

C. Saldo do Fundo

Além desses requisitos, é necessário que o trabalhador tenha saldo em seu fundo de abono salarial para poder sacar o beneficio. O valor do abono é calculado com base na renda mensal do trabalhador, tempo de serviço e proporção de contribuição.



CARTÃO DE CRÉDITO
ATACADÃO
QUERO MEU CARTÃO
* Você permanecerá no site!

Como solicitar o saque do PIS/PASEP?

Para solicitar o saque do PIS/PASEP, é necessário que o trabalhador tenha cumprido pelo menos 5 anos de contribuição ao INSS. Além disso, é preciso estar cadastrado no sistema da Dataprev e ter o Número de Identificação Social (NIS).

O primeiro passo para solicitar o saque é acessar o site da Caixa Econômica Federal com seu NIS e CPF. Na página inicial, será necessário informar os dados solicitados e confirmar se tem direito ao benefício. Em seguida, basta escolher a opção de saque e agendar a data em que deseja receber o valor.

Qual o valor do saque do PIS/PASEP?

O PIS/PASEP é um benefício que os trabalhadores têm direito a receber anualmente. O valor do saque do PIS/PASEP depende da quantidade de contribuições que o trabalhador fez ao longo do ano.

Onde posso sacar o meu PIS/PASEP?

Você pode sacar o seu PIS/PASEP em qualquer agência bancária credenciada. Para isso, você precisará apresentar um documento de identificação com foto e o cartão do PIS/PASEP.

Como consultar o saldo do PIS/PASEP?

O PIS/PASEP é um programa do governo federal que beneficia trabalhadores cadastrados com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social do país. O saldo do PIS/PASEP pode ser consultado pelo site da Caixa Econômica Federal, pelo aplicativo CAIXA Tem (disponível para Android e iOS) ou pelo telefone 0800 726 0207.



CARTÃO DE CRÉDITO
NUBANK
QUERO MEU CARTÃO
* Você permanecerá no site!

Para consultar o saldo, é necessário informar o número do NIS (Número de Identificação Social).

O NIS pode ser encontrado no cartão magnético do Cartão Cidadão, no contracheque ou no extrato anual de benefícios. Além disso, é possível solicitar o saque do PIS/PASEP nas agências da Caixa Econômica Federal mediante apresentação do Cartão Cidadão e um documento oficial com foto.

Considerações finais

As considerações finais deste guia prático para consultar e solicitar o saque do PIS/PASEP são importantes para que você possa sacar seu benefício de forma correta. Caso você tenha dúvidas sobre como proceder, é importante buscar ajuda de um profissional da área para te orientar.

imagem 2021 03 01 120041
Wanderson

Compartilhar:
Wanderson
Wanderson

0

Aguarde um Momento