Saiba como obter seu número do PIS/NIS pela internet
Veja como acessar seu PIS pela internet!
Conhecer e ter acesso ao seu número PIS/NIS é fundamental para muitos benefícios, como receber o Abono Salarial, por exemplo. Saiba nesse artigo como obter o seu número de forma prática e rápida pela internet!
O que é o PIS/NIS?
O PIS/NIS é o Programa de Integração Social/Número de Identificação Social, um número único que identifica cada trabalhador cadastrado no programa.
Ele é usado para fins de recolhimento do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) e para o cálculo do abono salarial, benefício pago pelo Governo Federal aos trabalhadores que recebem até dois salários mínimos e meio por mês.
Para obter o número, basta acessar o site da Caixa Econômica Federal, preencher um formulário com os seus dados pessoais e aguardar o envio do número pelos correios.
Como funciona o PIS/NIS?
O PIS/NIS é um número de identificação social que serve para cadastrar e identificar trabalhadores brasileiros que recebem salário.
Ele é fornecido gratuitamente pelo Governo Federal e pode ser obtido pelo site da Caixa Econômica Federal, bastando informar o CPF.
Além disso, o número do PIS/NIS também é necessário para acessar o FGTS e para se inscrever no Seguro-Desemprego.
Quais são os benefícios do PIS/NIS?
O PIS/NIS é um número importante para o trabalhador brasileiro, pois ele é usado para cadastro em programas sociais do governo, como o Bolsa Família.
Além disso, o PIS/NIS também é usado para identificação dos beneficiários do Seguro-Desemprego e Abono Salarial. Por meio do PIS/NIS, o trabalhador também pode obter auxílio no pagamento de suas contas de energia elétrica e gás.
Como obter o seu número do PIS/NIS pela internet?
O Programa de Integração Social (PIS) é um benefício que visa garantir o mínimo existencial para trabalhadores. Ele é concedido pelo Governo Federal a trabalhadores que têm carteira assinada e recebem até dois salários mínimos por mês.
Para ter direito ao PIS, o trabalhador precisa estar cadastrado no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). O número do PIS/NIS é composto por 11 dígitos e é gerado automaticamente pelo CNIS.
Para obter o seu número do PIS/NIS pela internet, basta acessar o site da Caixa Econômica Federal e seguir os seguintes passos:
- Acesse o site da Caixa Econômica Federal: https://www.caixa.gov.br/.
- Clique na opção “Trabalhador” no menu principal do site.
- Na página que será aberta, clique em “Obtenha aqui seu NIT/PIS”.
Onde usar o seu número do PIS/NIS?
Você pode usar o seu número do PIS/NIS para:
- Acessar o site da Caixa Econômica Federal e obter informações sobre o seu benefício;
- Cadastrar o seu currículo no site Empregos.com.br;
- Solicitar a 2 via do seu RG pelo site da Polícia Civil;
- Consultar o seu saldo na previdência social pelo site Meu INSS;
- Realizar consultas médicas pelo site SUS Online.
Vantagens do PIS/NIS
O PIS/NIS é um número de identificação vinculado ao CPF do trabalhador. Ele é usado para o cálculo da contribuição para o PIS/PASEP e também para o recebimento do abono salarial.
Para obter o número, basta acessar o site da Caixa Econômica Federal, se cadastrar no sistema e solicitar a inclusão do número no CPF. A inclusão é feita automaticamente pelo sistema da Caixa.
Desvantagens do PIS/NIS
Apesar de todas as vantagens que o PIS/NIS oferece, existem algumas desvantagens que devem ser consideradas:
- O PIS/NIS só está disponível para trabalhadores formalmente registrados. Isso significa que trabalhadores autônomos ou informais não podem se inscrever.
- O PIS/NIS pode ser um pouco complicado de usar, especialmente para aqueles que não estão familiarizados com a tecnologia.
- Por fim, o PIS/NIS não é uma garantia de renda mensal, pois os pagamentos são feitos apenas uma vez por ano.
Considerações Finais
Não importa se você está procurando o PIS/NIS para fins de obtenção do abono salarial ou se precisa dele para outras finalidades, saiba que é possível tirar a 2 via do documento pela internet.
Para isso, basta acessar o site da Caixa Econômica Federal e, na área destinada aos serviços online para Pessoa Física, clicar em “Extrato do PIS”. Em seguida, será necessário informar o número do CPF e a data de nascimento.
Pronto! Após esses passos simples, basta imprimir o documento e guardá-lo com cautela.